Como criar um bom logotipo para seu negócio?

Aqui na Flyby nós buscamos oferecer soluções de comunicação e design adequadas ao tamanho de cada negócio, ou como gostamos de dizer: “sonhos de qualquer tamanho” e entendemos que o criação da “cara” de um negócio nasce com a peça mais simples e vital: o logotipo. Conhecido pela maioria simplesmente como logo e our alguns como logomarca (termo que gera uma polêmica danada, basta buscar “logotipo x logomarca” e vai ver um monte de discussões a respeito.

Algumas marcas que passaram pela nossa agência nos últimos meses:

como criar um bom logotipo

O logotipo é o item de design e comunicação onde o seu negócio começa a se mostrar para o mundo visualmente. Muitas vezes para um negócio em estágio inicial consegue sobreviver só com o logotipo por um tempo, até ter recursos para investir em um projeto de identidade visual completo ou além disto, um projeto de branding (onde o logotipo é apenas uma peça de um sistema complexo que vai representar sua marca de diversas formas).

Por exemplo: se você vende bolos e doces (um negócio simples e lucrativo, muito comum em nosso país o qual carinhosamente gostamos de nos referir como “a tia do bolo” ❤️), você contrata um profissional (como nós 🙋🏻 🙋🏻‍♂️) para criar o logotipo, manda imprimir umas etiquetas adesivas com seu logo, telefone e email e “boom”, aquele bolo já parece ter saído de um negócio com nome e endereço. A “tia do bolo” virou empresa, tem logo, cara de negócio.

O próximo passo é partir para um projeto de identidade visual, onde tudo começa a conversar entre si, com as mesmas cores, fontes (tipos de letras para os leigos), estilo visual e tamanho dos elementos. Seu cartão de visitas, papel timbrado, folha de orçamentos, apresentações, posts de redes sociais, embalagens, sacolas, TUDO começa a ter a mesma cara. E a “tia do bolo” agora tem uma empresa com uma cara séria, estruturada, de respeito. 

Mas voltando ao logotipo, como criar um bom logotipo para seu negócio? Antes de pensar apenas no visual ou nas cores e formas que gostaria, vale se atentar a alguns pontos:

A lista acima não vale apenas para criação do logotipo mas vários itens também servem para a ideia da marca como um todo.

Entendemos que muitas empresas, mesmo no início ou de pequeno porte não tem tempo ou recursos para se dedicar a estes cuidados no processo de criação de logotipo e muitas vezes caem na tentação de comprar um logotipo “baratinho” num desses sites que vendem logos sem qualquer critério ou pesquisa. Já tivemos casos de clientes que chegaram até nós pelo simples motivo que viu um logotipo exatamente igual sendo usado para outro cliente, apenas com o nome trocado… Não caia nesta armadilha, nós podemos te ajudar com um plano adequado ao tamanho do seu negócio. 😎 Entre em contato pelo formulário aqui do site, email ([email protected]) ou pelo ícone do whatsapp ali no canto.

Na galeria abaixo, você pode ver alguns logotipos criados pela Flyby para clientes de diversos segmentos: