O que é Identidade Visual?

Identidade visual é o conjunto de elementos que representam visualmente, e de forma sistematizada, uma empresa, nome, ideia ou serviço. Esse conjunto de elementos costuma ter como base o logotipo que é um símbolo visual que é complementado pelas cores, tipologia (fontes – estilos de letras), em personagens, e outros componentes que reforçam o conceito da marca.

Podemos definir de forma resumida que a Identidade Visual é a imagem estendida da marca porém não chegando ao status de branding que também envolve outros ítens como tom de voz e estilo de comunicação verbal, entre outros.

Após definidos os elementos, símbolos, cores da identidade visual, estas informações são condensadas num documento chamado “guia de identidade visual” também conhecido como “guia de marca”. Este documento fornece informações sobre aplicação do logotipo e demais elementos em diversos casos, como por exemplo: como a marca deve ser aplicada num fundo claro? E em um fundo escuro? Quais especificações de cores devem ser usadas num folheto impresso? E no site da empresa?

Desta forma, garante-se que a identidade visual da empresa será usada de forma consistente por todos os pontos de contato, provocando assim o efeito desejado que é o reconhecimento por parte dos clientes à medida que a marca se estabelece e é usada no dia a dia. Abaixo você consegue ver como exemplo um projeto que fizemos para um consultório odontológico que veio até nós em busca de estabelecer a identidade visual do negócio.

Qual a importância da Identidade Visual para meu negócio?

Nós seres humanos somos criaturas em sua maior parte, “visuais”. Fazemos o primeiro contato ao perceber algo diferente que chama nossa atenção. Ao buscar produtos e serviços não é muito diferente. Seja ao procurar uma marca já conhecida que está firmada em nossa memória e percepção ou buscar algum novo produto ou serviço que supra as nossas necessidades, realizem o nosso desejo ou como se diz hoje: entendam a nossa “dor” (problema), a visão ainda é o sentido que melhor faz a primeira ponte entre o cliente e a empresa.

identidade visual

E mesmo hoje, numa era onde o design se faz tão presente – quem diria a 30 anos atrás que seriamos bombardeados por tantas cores, imagens, textos, animações, vídeos em nossos “bolsos” o tempo todo – ser diferente é um desafio. Uma cor específica, um símbolo ou até o tipo de letra escolhido já conseguem reunir valores psicológicos e emocionais que identificam uma marca para seu público e atingem objetivo de se destacar.

A identidade visual também ajuda a agregar valor aos seus produtos e serviços. Qual imagem você quer passar? Qual mercado você quer atingir? Vamos pegar o exemplo das marcas que vendem perfumes: qual é a diferença na identidade visual, design e comunicação entre as diversas marcas?

Um design de embalagem mais elaborado passa a imagem de um produto de maior valor e muitas vezes na cabeça do consumidor dá aquele empurrãozinho em direção à compra.

Idem aos serviços:

Muitas empresas dos mais variados tamanhos e segmentos ainda ignoram a importância de manter a identidade visual da empresa alinhada com seus princípios, objetivos e serviços. Um trabalho de identidade visual sólido e planejado em sintonia com os valores da empresa já garantem um benefício inicial: credibilidade.

É lógico que com a informação presente todo o tempo em nossas vidas, só isso não basta. Seu cliente vai pesquisar sobre seus produtos e serviços. Quem nunca entrou no Google e digitou: “tal empresa é confiável”, “o produto X é bom mesmo?”. Imagine que nos resultados dessa pesquisa com certeza virá uma imagem com o seu produto ou marca ali representados e é esta imagem que o cliente vai clicar ou buscar em seguida e concluir o processo de compra.

Alguns exemplos de projetos de identidade visual e a sintonia entre os itens usados no dia a dia. A identidade visual para uma cliente que é designer de interiores.

Audrea Castro Design Interiores Branding e Identidade Visual

Essa imagem vai guiar visualmente seu cliente por toda a experiência de compra, suas cores, símbolos, textos vão cada vez mais presentes como a marca que ele escolheu (e marca ou branding vão ainda mais fundo nisso!). Por isso é tão importante ter a identidade visual do seu negócio alinhada: logotipo, fontes, papelaria, site, vídeos, animações, enfim qualquer peça que possa virar um ponto de contato e influenciar na decisão de compra.

Se quiser conversar sobre como a identidade visual pode ajudar seu negócio a ser melhor visto no mercado e usar esta imagem a seu favor em busca de melhores resultados, nós podemos te ajudar. 🙂